Uma empresa australiana, desenvolve, produz e comercializa um conjunto de produtos utilizados na construção civil e obras, recorrendo a pneus usados. Esta empresa utiliza tecnologias que permitem converter os pneus usados em produtos de construção tecnicamente avançados, eficazes e de baixo custo. A empresa em causa está empenhada em desenvolver produtos de engenharia utilizando pneus usados reciclados, como matéria-prima no fabrico de produtos que constituem soluções eficientes e económicas para a construção civil e obras.

A empresa dispõe de uma gama de produtos de construção, que beneficiam da resistência estrutural dos pneus usados processados na forma de blocos de construção. A combinação das propriedades físicas do material com origem nos pneus usados e o seu baixo custo, torna os produtos da empresa uma fonte de inovação para a indústria da construção.

Os produtos desenvolvidos e já fabricados incluem paredes (E wall), pavimentos (E pave), blocos (E pod) e produtos de controlo de erosão (E rosion):

• O E wall pode ser usado na construção de muros de retenção de solos, tanto muros gravíticos, como muros reforçados. Outros materiais podem ser aplicados na superfície, para efeitos estéticos.
  • O E pave permite a construção de pisos permeáveis, para estradas ou pisos duros de construção para retenção de solos. Este material tem sido aplicado em minas e outros pisos em que circula maquinaria pesada.
  • O E pod é utilizado na construção de lajes de betão, para edifícios comerciais e residenciais, permitindo reduzir a quantidade de cimento utilizada, mantendo as propriedades estruturais.
  • O E rosion consiste num sistema de construção com recurso a produtos derivados de pneus usados reciclados, em obras de minimização dos efeitos erosivos de águas correntes.