Casa Sustentável é um projeto pioneiro em Portugal iniciado em 2019, tratando-se de um modelo de construção ecológica, que assenta na reutilização de pneus inteiros, apoiado pela Valorpneu. Desde o início da sua construção já foram utilizados 300 pneus em fim de vida.
As paredes da casa terão como base a utilização de técnicas ancestrais de construção, como por exemplo: o adobe, a taipa e o cob.
Este “estilo construtivo”, desenvolvido pelo arquiteto Michael Reynolds com a premissa de construções mais sustentáveis, assenta em seis princípios fundamentais, nomeadamente, a construção com recurso a materiais naturais (como a terra) e a materiais descartados (como pneus, latas e garrafas de vidro); aquecimento e arrefecimento térmico passivo; aproveitamento da água da chuva; produção de alimentos; produção de energia através de energias renováveis e tratamento das águas residuais.
Este é mais um projeto onde se evidenciam os benefícios da reutilização de pneus em fim de vida, evitando deposições em aterro, reintroduzindo os produtos novamente na economia, evitando o desperdício de recursos naturais e promovendo a sustentabilidade ambiental.