O “Circuito de Portugal”, uma iniciativa única da Valorpneu, prepara-se para percorrer durante o próximo mês, o Norte do país. O roadshow pioneiro que está, desde o inicio deste ano, a percorrer todo o país na defesa do ambiente, prepara-se agora para um conjunto de acções de sensibilização junto dos detentores de pneus usados a Norte do país, recordando as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) e reforçando o compromisso de todos os intervenientes com a sustentabilidade do setor.

Depois de passar por mais de 10 distritos e de ter já visitado cerca de 2.500 detentores, a iniciativa, única em Portugal e na Europa, prepara-se para desafiar o sector a norte do país, com um calendário de visitas que prevê a passagem por dezenas de localidades e centenas de detentores. Conhecer os limites do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados bem como as áreas de actuação da Valorpneu têm sido os maiores desafios, que reforçam a importância de ouvir os profissionais da indústria e sensibilizá-los para a correta gestão do pneu usado.

Para Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu, “O Circuito Portugal Valorpneu é uma ação inovadora, projetada para nos permitir ir ao encontro de cada um dos detentores de pneus usados no nosso país. Até ao momento o balanço é extremamente positivo já que nos tem permitido não só escutar os detentores e as suas principais sensibilidades, mas também conhecer os desafios com que se deparam na gestão diária destes recursos, recordando e formando para os limites de actuação da valorpneu e algumas das regras de segurança e eficiência do SGPU.”

Num evento que decorreu esta terça-feira, 16 de Abril, no Centro de Excelência para a Inovação Automóvel (CEIIA), assinalou-se a chegada do circuito a Norte do país, o momento escolhido para um balanço qualitativo do primeiro trimestre desta iniciativa pioneira. Um encontro que contou com a presença do Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. António Pinto Correia,  e de representantes de importantes entidades públicas e privadas dos sectores do ambiente, que reafirmaram o importante papel do Sistema de Gestão de Pneus Usados para um futuro sustentável de todo o sector.