Os projetos candidatos ao Prémio Inov.Ação foram finalmente apresentados e vão agora ser submetidos ao escrutínio de um júri composto por várias personalidades de relevo da nossa sociedade. Lançado em dezembro de 2016, derivado da reformulação do antigo Prémio Inov Valorpneu, o novo prémio está dividido em duas categorias: “Negócios e Inovação” e “Comunidade e Educação”.

A apresentação pública teve lugar no passado dia 5 de abril no SANA Malhoa Hotel, em Lisboa, no âmbito do último dos cinco workshops decorrentes desta iniciativa. Foram apresentados 25 projetos candidatos, dos quais 10 na categoria “Negócios e Inovação” e 15 em “Comunidade e Educação”.

A sessão foi aberta por Neusa Guerreiro, Gerente da Valorpneu, que realçou a importância deste Prémio para a Valorpneu e para todos os seus stakeholders, assim como o sucesso que o mesmo está a ter. De seguida, tomou a palavra Inês Costa, Adjunta do Ministro do Ambiente e Ordenamento do Território, que apresentou os principais desafios da Economia Circular no contexto nacional e internacional.

Climénia Silva, Diretora-Geral da Valorpneu, prosseguiu a sessão com a divulgação dos honrosos elementos do Júri ao Prémio Inov.Ação. Após a apresentação do Júri, deu-se início às apresentações dos projetos candidatos, que foram realizadas em grupos de cada uma das categorias de projeto. 

Houve ainda oportunidade de ouvir Aline Guerreiro, do Portal da Construção Sustentável, que falou sobre projetos de (des)construção e como estes podem e devem ser o caminho a seguir com a inclusão de materiais sustentáveis. 

A sessão da tarde contou com Anabela Carvalho, do Gabinete de Promoção do Programa-Quadro de I&DT, que fez um enquadramento sobre as fontes de financiamento públicas disponíveis no Horizonte 2020 e Cristina Crespo, da OPEN – Oportunidades Específicas de Negócio, que apresentou as infraestruturas disponíveis para teste e produção experimental na Marinha Grande.

No final do dia, Daniel Amaral, consultor da KPMG e responsável pelos workshops de capacitação dos candidatos, fez um balanço da evolução dos projetos candidatos e da qualidade a eles associada. Ana Lopes, da 3Drivers, fechou a sessão com a apresentação dos próximos passos desta edição do Prémio rumo à cerimónia final de entrega do galardão prevista em junho de 2018.

Para além da presença dos candidatos, neste evento marcaram presença elementos do júri, membros da comunicação social, parceiros da Valorpneu e do Prémio Inov.Ação, assim como outros interessados que não deixaram escapar esta oportunidade de ficar a conhecer em primeira mão os projetos a concurso.