O ano de 2017 foi intenso e desafiante para a Valorpneu no que diz respeito à melhoria da eficiência do SGPU, tanto ao nível operacional como de gestão. O funcionamento do SGPU apresentou novamente um indicador de recolha de pneus usados acima da meta imposta, com uma quantidade de pneus recolhidos pelos operadores da rede superior ao dos pneus usados gerados, assumindo a taxa de recolha de 106%. Quanto aos destinos finais dos pneus usados recolhidos a reciclagem foi a operação preferencial, já que 48.933 toneladas de pneus foram enviadas para os operadores de reciclagem da rede da Valorpneu. Para valorização energética foram enviadas 20.499 toneladas de pneus usados e recauchutadas 11.100 toneladas de pneus. O quantitativo de pneus reutilizados atingiu em 2017 as 760 toneladas.

No final do ano, e reconhecendo que um Sistema de Gestão de Qualidade e Ambiente (SGQA) certificado representa mais uma garantia da prestação de serviços de um elevado nível de qualidade e de compromisso com a melhoria contínua de desempenho ambiental, a Valorpneu também viu certificado o seu SGQA.

Ao longo do ano de 2017 a Valorpneu interagiu em vários momentos com as entidades públicas responsáveis no sentido de participar e contribuir para o esclarecimento e resolução de questões importantes para a sua atividade regular de gestão dos pneus usados gerados em Portugal. No que respeita aos novos desenvolvimentos legislativos do setor, a Valorpneu participou no processo de auscultação do projeto de Decreto-Lei respeitante ao UniLex e na consulta pública do projeto de Portaria relativa ao Fim de Estatuto de Resíduo do material de borracha derivado de pneus usados. Em ambos os casos foram elaborados pareceres no sentido de clarificar alguns pontos e incluir outros que não tinham sido inicialmente considerados pelas entidades responsáveis pela preparação destes documentos.

Mas os desafios não se ficam por aqui. O ano de 2018 promete ser ainda mais rigoroso. Com a publicação do DL 152-D/2017, de 11 de dezembro, a Valorpneu em 2018 tem um novo enquadramento legal esperando-se que seja publicada no primeiro semestre do ano a nova licença para o exercício da sua atividade, em conformidade com o referido decreto-lei que consolida a gestão dos diversos fluxos específicos de resíduos. Entretanto, desde 1 de janeiro de 2018 está em vigor uma nova Tabela de Ecovalores, revista em baixa, com valores que se situam em média 13,9% abaixo dos Ecovalores constantes na tabela anterior, o que vem contribuir para atenuar os gastos do consumidor e aumentar a competitividade do setor.

Assim, em 2018, a Valorpneu perspetiva manter-se como entidade propulsora de sustentabilidade do SGPU, procurando atingir  os objetivos de gestão relativos ao sistema integrado de gestão de pneus usados. Para além disso, a Empresa seguirá atenta à satisfação dos produtores e dos utilizadores do SGPU, comprometendo-se com a prestação de um serviço de qualidade. Em tudo o que diz respeito à investigação e desenvolvimento e à comunicação e sensibilização, a Valorpneu continuará a promover novos métodos para o tratamento dos pneus usados e novas aplicações para os materiais reciclados e a desenvolver ações com vista a estimular práticas corretas relativamente aos pneus novos e usados e recetividade aos materiais resultantes da sua valorização.