No passado mês de Maio, nos dias 24 e 25, realizou-se, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, a conferência “Green Pavements Lisbon 2017”, sobre a temática da utilização de borracha reciclada de pneus nas misturas betuminosas dos pavimentos.

A Valorpneu, juntamente com as entidades gestoras de pneus congéneres, de Espanha e Itália (Signus e Ecopneus, respetivamente), juntaram-se a esta iniciativa como Gold Sponsor, com o objectivo de promover e disseminar o potencial desta aplicação para os granulados e pós de borracha.

Com a assinatura do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas na 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas (COP21), incumbe a cada indústria fazer o melhor que pode para reduzir a pegada de carbono nos seus respectivos sectores. Estratégias de construção e manutenção de estradas e pavimentos podem ser ajustadas e melhoradas para atingir esse objectivo. A utilização de borracha de pneus reciclados em misturas betuminosas e pavimentos foi examinado em conjunto com os esforços de agências e profissionais do sector para demonstrar que esses produtos podem realmente tornar-se um componente de pavimentação convencional.

A conferência contou com representantes de empresas ligadas à construção e manutenção de estradas, assim como investigadores e profissionais de várias áreas, cada um partilhando as suas experiências e pontos de vista sobre como construir pavimentos mais económicos, mais eficazes e mais “verdes”.

Para mais informações: https://www.consulpav.com/greenpavements2017/