O ano de 2016 foi um ano de consolidação para a Valorpneu. A recolha e valorização de pneus usados situou-se ao nível de 2015, ano em que se registaram 84 mil toneladas de pneus tratados. Em 2016, foram recicladas 47 mil toneladas de pneus, 24 mil toneladas tiveram como destino o aproveitamento energético e os restantes quantitativos foram submetidos à operação de recauchutagem ou reutilizados.

Por mais um ano, o sistema gerido pela Valorpneu integrou a totalidade dos pneus usados gerados em Portugal, voltando a serem ultrapassados os objetivos de recolha e reciclagem definidos no seu licenciamento. O granulado de borracha proveniente da indústria da reciclagem de pneus continuou a ser maioritariamente aplicado nos campos de relva sintética e em pavimentos diversos, sendo exportado cerca de 44%.

A Valorpneu, em 2016 continuou atenta à qualidade do serviço prestado aos detentores de pneus usados e aos produtores e importadores de pneus, veículos e de equipamentos que os contêm. Fidelizou e reforçou o número de aderentes que, no final do ano, já ultrapassou 2.000 adesões.

A comunicação e sensibilização manteve-se, em 2016, como uma das grandes apostas da Valorpneu quer junto do público em geral, quer dirigida às camadas mais jovens.

Em 2016, a Valorpneu intensificou a promoção da pesquisa de novas soluções para os materiais derivados da reciclagem de pneus e teve presente o estímulo ao uso eficiente dos recursos desafiando o setor para esta temática através do lançamento do Prémio Inov.Ação Valorpneu.

No desenvolvimento da sua atividade, em 2016, a Valorpneu continuou a assumir o compromisso com os princípios orientadores do desenvolvimento sustentável, assentes na proteção do ambiente, na criação de valor e na qualificação de recursos humanos no âmbito do sistema que gere.