Entre as diversas atribuições da Valorpneu encontra-se o desenvolvimento de atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) para a promoção de um correto encaminhamento dos pneus em fim de vida. Neste contexto, a Valorpneu procura continuamente soluções inovadoras para o destino sustentável dos pneus usados. Para tal, promoveu o Prémio Inovação Valorpneu (Prémio INOV) durante sete edições consecutivas desde 2009, tendo atribuído 18 prémios a trabalhos nas áreas do Engenharia, Design e Arquitetura.

Ao longo deste tempo verificou-se que o envolvimento de empresas e a definição de um modelo de negócio é determinante para a prossecução dos objetivos dos projetos candidatos a este Prémio. Por esta razão, e para mobilizar o interesse dos diferentes setores, a Valorpneu decidiu reformular este evento e criar o Prémio INOV.AÇÃO.

Desta forma, o Prémio INOV.AÇÃO pretende agregar diversos parceiros, no sentido de encontrar grandes “ideias verdes”, novos serviços, produtos ou tecnologias direcionados à gestão dos pneus usados. A Valorpneu disponibilizará aos candidatos apoio estratégico, oportunidades de networking e 14 anos de experiência na área.

O Prémio INOV.AÇÃO relança-se sob o tema do uso eficiente dos recursos (na área dos pneus usados) e capitalizará a circunstância do lançamento do Pacote da Economia Circular. Mesmo havendo alguma profusão de iniciativas desenvolvidas no âmbito deste tema, o papel das entidades gestoras de fluxos específicos de resíduos no contexto atual destas políticas públicas e de dinamização do mercado é fundamental. Há, por esta razão, espaço para que a nova versão do Prémio INOV.AÇÃO tenha recetividade por parte dos potenciais participantes.

Prevê-se o lançamento do prémio até ao final de 2016 e que os projetos candidatos sejam apresentados em abril de 2018, estando a entrega do galardão prevista para junho de 2018.