Uma “Garrafeira modular em compósito de pneu reciclado (de matriz termoplástica)”, de Cyril dos Santos, do Instituto Politécnico de Leiria, foi o projeto vencedor dos Prémios Valorpneu INOV’15. Já o ano passado este Instituto foi premiado com um trabalho que previa a utilização da borracha reciclada em produtos para o espaço urbano – “Pino Urbano Modular”.

A entrega dos Prémios decorreu no dia 27 de outubro, no espaço da exposição “Remade in Portugal apresenta Prémio Inovação Valorpneu” no Centro Comercial Colombo, em Lisboa.

Cyril dos Santos desenvolveu este projeto em parceria com a empresa Plastimago, tendo como orientadores o Engº Gonçalo Mateus e o Prof. Artur Mateus do Instituto Politécnico de Leiria.

“Este projeto nasceu de um portefólio de produtos que a Plastimago está a desenvolver para incorporar pneus em fim de vida. Como investigador e aluno de doutoramento estive envolvido neste projeto da garrafeira em conjunto com Pedro Carreira e Jorge Domingues do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) e com Gonçalo Mateus da Plastimago”, refere Cyril dos Santos. Adiantando ainda que:  “O produto tem vindo a ser desenvolvido de há dois anos a esta parte, começando por uns esboços e por uns protótipos em impressão 3D. Decidimos depois fazer um molde, umas garrafeiras por prensagem e agora já estamos numa fase mais avançada, a de começar a industrializar e a comercializar o produto. Neste momento, a Plastimago já tem diversos clientes interessados na garrafeira”.

Para além do projeto premiado houve duas menções honrosas atribuídas aos trabalhos “Aplicação de pneus inservíveis em cerâmica vermelha, tijolos, para construção de casas populares com foco no desenvolvimento sustentável”, de Maria Beatriz Kaznar e Danielle Gonçalves Mothé, orientadas pela Prof. Cheila Mothé e Prof. Michelle Gonçalves (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e “Aplicabilidade da incorporação de fibras resultantes da reciclagem de pneus em matriz de gesso”, de Raphael Bruno e Sandra Magalhães Pacheco, orientados pelo Prof. Leonel Ramos e pela Prof.ª Ana Cristina Neves (Universidade Fernando Pessoa – Porto).

Nesta 7ª edição dos Prémios Valorpneu INOV’15 foram apresentados a concurso sete projetos, de Portugal e Brasil. Embora em anos anteriores estivessem a concurso projetos oriundos do Brasil, esta foi a primeira vez que um trabalho deste país foi premiado.

O júri, que se mantém da edição anterior, é composto por entidades de reconhecido mérito na indústria, no Estado Português e no meio científico e artístico.

Ao vencedor foi entregue o valor monetário de 5.000 Euros e a possibilidade de um estágio na Valorpneu. Os orientadores do projeto receberam um prémio de 2.500 Euros. Aos trabalhos distinguidos com menção honrosa foram atribuídos o valor de 2.500 Euros a cada um dos seus autores.

À semelhança do ano passado, a 7.ª edição de entrega dos Prémios Valorpneu INOV’15 foi autónoma, uma vez que os prémios sempre foram divulgados no âmbito do encontro anual da rede.

Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu, felicita os premiados e a qualidade de todos os trabalhos em concurso, destacando a importância da recuperação do granulado de borracha e da sua aplicação em materiais com real valor para a sociedade e para a economia. No final, a diretora geral da Valorpneu lançou um desafio às Universidades e aos Professores: “Continuem a desenvolver projetos com vista à sua industrialização e comercialização, pois alguns dos projetos premiados em edições anteriores estão muito bem encaminhados para serem comercializados”.

Climénia Silva adiantou ainda que o Prémio INOV irá ter uma nova abordagem, que passa por uma maior aproximação ao tecido empresarial. De destacar que desde há seis anos a esta parte, altura em que se iniciaram os Prémios Inovação, a Valorpneu já galardoou 15 trabalhos (8 Engenharia, 5 Design e 2 Arquitetura) num valor total de 65.000 Euros.

Galeria de fotos – ver aqui.