Entre 19 e 27 de outubro, a exposição “Remade in Portugal apresenta Prémio Inovação Valorpneu” estará patente no Colombo. O público poderá conhecer projetos de arquitetura, engenharia e design realizados com pneus em fim de vida e projetados pelos participantes no Prémio Inovação Valorpneu, entre 2009 e 2014. Este prémio tem como objetivo último desafiar jovens estudantes do ensino superior e investigadores a repensar o consumo deste material de forma sustentável e diversificada, dando-lhe uma nova utilidade e, simultaneamente, preservando o ambiente.

A colaboração entre o Centro Colombo e o projeto Remade in Portugal resulta da partilha de valores e objetivos comuns, entre eles, o incentivo à poupança dos recursos naturais e ao consumo de produtos ecológicos e amigos do ambiente. Partindo deste princípio selecionaram-se alguns projetos representativos da utilização do pneu usado em diversos tipos de aplicação e em diferentes vertentes.

Carlos Laginhas, Ana Gomes, Bruno Pinelas, Ana Arribas + Cátia Fernandes, Sara Silva, Filipe Valadares + Miguel Bravo, Bruno Vasconcelos + Pedro Malaca, Maria Neto, Fátima Pinto, Rui Machado, Diogo Pedro, Pedro Mendonça, Pedro Gonçalves, André Guilherme Cachaço, Paulo Campos e António Duarte + Bruna Silva são os autores dos projetos que serão apresentados no Centro Colombo, confirmando as suas capacidades de desenvolvimento de novos produtos e mostrando soluções inovadoras em diferentes áreas através da reutilização de pneus usados ou de materiais resultantes da reciclagem dos pneus.

A exposição estará patente entre 19 e 27 de outubro, na Praça Central, das 10h00 às 24h00, de segunda-feira a domingo, com projeção diária do filme para crianças “D.Flor e Sr.Pneu”.

Também para os mais pequenos, será criada uma dinâmica de interatividade e de sensibilidade para a atividade da reciclagem de pneus com o Jogo da Valorização que estará disponível nos seguintes horários:

De 2ª a 5ª feira:

das 10h às 13h – com prioridade para as escolas que queiram participar