A Valorpneu tem o prazer de anunciar a publicação do Relatório Anual & Contas do ano de 2014, que se encontra em fase de apreciação na Agência Portuguesa do Ambiente, e que está disponível aqui.

A Valorpneu fechou o ano de 2014 com 85.477 toneladas de pneus usados recolhidos, o que corresponde a um aumento de 7,5% face ao ano anterior. Esta evolução positiva acompanhou o crescimento ocorrido no mercado de pneus, veículos e equipamentos que os incorporam declarados à Valorpneu, que registou nesse ano um total de 79.375 toneladas de pneus. Por sua vez, os pneus usados gerados em 2014 representaram 77.946 toneladas.

O Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) continuou, à imagem do sucedido em 2013, a apresentar uma taxa de recolha superior a 100%, demonstrando um excelente desempenho. Também a meta de reciclagem foi mais uma vez ultrapassada atingindo 72,3% dos pneus usado s gerados não recauchutados, enquanto o objetivo fixado na licença é de 69%. Assim, mais de metade dos pneus usados recolhidos, 43.779 toneladas, foram reciclados, 27.417 toneladas de pneus usados foram aproveitadas energeticamente (incluindo 609 toneladas de existências), sendo as restantes 13.672 toneladas reutilizadas ou recauchutadas.

O granulado de borracha que resultou do processo de reciclagem foi maioritariamente utilizado na produção de pavimentos diversos e no enchimento de relvados sintéticos, sendo que 10,7% do granulado vendido já é aplicado na indústria da borracha e 2,6% na indústria de isolamentos.

Em relação aos pneus usados sujeitos à operação de recauchutagem verificou-se em termos relativos uma nova baixa, passando de 19,8% dos pneus usados gerados em 2013 para 18,3% em 2014, ainda assim bastante acima da média dos países europeus e do segundo país que mais recauchuta os seus pneus, a Alemanha, que atinge níveis de 13%. A meta de recauchutagem de 27% que se encontra estabelecida na licença desta entidade gestora está bastante acima do atual contexto do mercado nacional e comunitário e espera-se a sua revisão nas alterações ao enquadramento legislativo deste fluxo específico e na nova licença da Valorpneu.

 No final do ano de 2014, o número de Produtores aderentes ao SGPU era de 1.787, mais 8% face a 2013. A rede de recolha incluía no total 49 pontos de recolha, distribuídos ao longo do país e pertenciam à rede de valorização 3 recicladores, 4 unidades de valorização energética e um fragmentador.

Desta forma podemos perceber facilmente que 2014 foi um ano de particular importância para a Valorpneu, não só pelos resultados atrás apresentados mas também pelo facto de se ter conseguido atingir a meta do “milhão de pneus valorizados”, marco de uma atividade que enche de orgulho todos nós que há mais de uma década levamos por diante este compromisso para com o Ambiente.

Compromisso que renovamos para o futuro e que se traduz numa atividade consolidada no presente, onde contamos com todos os vários parceiros do SGPU e de uma rede de recolha, transporte e valorização cada vez mais adequada a enfrentar os desafios que temos pela frente.