Com o objectivo de promover a educação ambiental surgiu o Projecto Limpar Portugal, que através da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010, removeu todo o lixo depositado indevidamente nos nossos espaços verdes, procurando fomentar comportamentos ambientalmente sustentáveis. O balanço foi extremamente positivo. Estima-se que tenham sido recolhidas mais de 70.000 toneladas de resíduos por milhares de voluntários, entre particulares, empresas, associações, autarquias e outras entidades públicas, que decidiram dar o seu contributo e garantir assim uma floresta portuguesa mais limpa e saudável.

Como não podia deixar de ser a Valorpneu aderiu a este projecto através da sua rede de recolha, a qual esteve preparada para receber, e em alguns casos transportar, todos os pneus usados que fossem encontrados. O envolvimento e a colaboração destes operadores no projecto foi de um contributo muito importante. Deram entrada nos pontos de recolha cerca de 440 toneladas de pneus, o que significa que apenas 0,6% do total de resíduos recolhidos respeitavam a pneus. Esta reduzida quantidade indica também o bom trabalho que a Valorpneu tem vindo a fazer relativamente à recolha e processamento dos passivos identificados ao longo dos últimos anos (foram já processadas 42.460 toneladas de passivo desde 2003).
O Projecto Limpar Portugal é claramente uma iniciativa que se enquadra no espírito dos operadores e da entidade gestora com as características da fileira dos pneus usados.