No âmbito do Encontro Valorpneu, Inês dos Santos Costa, Secretária de Estado do Ambiente, que fez questão de estar presente neste Encontro através de vídeo, colocou em “cima da mesa” algumas reflexões para serem discutidas durante a sessão de trabalho.
Destacando o facto da Valorpneu ter sido a primeira Entidade Gestora a apostar em Inovação, Inês dos Santos Costa sublinhou a importância de a empresa “dar mais passos nesta área juntamente com quem produz, com quem usa e com quem pode reutilizar ou reciclar os componentes associados aos pneus usados”.

A governante deixou ainda um alerta: “Hoje, estamos a braços com uma crise conjuntural na área das energias e dos materiais, que temo bem que possa, rapidamente, se desenvolver por uma crise estrutural, se não formos capazes de repensar o modelo de produção e consumo – modelo desenvolvimento económico – sobre o qual assentou o desenvolvimento das nossas sociedades nos últimos 100 anos”. Sublinhando que: “Os serviços que a biosfera nos presta no modo gratuito – sol, água, ar, biodiversidade, ou materiais – estão a chegar a um ponto de exaustão”. E, face a esta realidade, Inês Costa foi perentória: “Apesar dos esforços das Entidades Gestoras em I&D e Inovação esses esforços não são suficientes para mudar o paradigma no sistema de valor. É preciso paulatinamente integrar os princípios da economia circular em todo o sistema. É necessário repensar estas organizações não apenas como entidades gestoras de pneus em fim de vida, mas como um farol de inovação circular para este tipo de material que já apresenta ameaças ao nível de escassez”, conclui.