Os dados de 2006 confirmam a tendência positiva na gestão de pneus usados na União Europeia a 27, mais a Noruega e a Suíça, com um total de 87% dos pneus usados a serem tratados. Este resultado representa um aumento de 3% na taxa de valorização de pneus usados verificada em 2005 (84%), indicando que a directiva Aterros constituiu um forte motor para esta mudança.

Em 2006 foram geradas mais de 3,2 milhões de toneladas de pneus usados na Europa. Enquanto a recauchutagem se manteve em 12% e a valorização energética estabilizou em torno dos 32%, o mercado que mais beneficiou da implementação da directiva Aterros foi a reciclagem, representando actualmente cerca de 34%, o que equivale a um aumento de 23% em uma década. Os dados indicam que o mercado de produtos recuperados de pneus usados está a amadurecer.

Os resultados são uma consequência do trabalho das entidades gestoras dos sistemas integrados de gestão de pneus usados actualmente implementados em 13 países.

As inovações mais recentes de aplicação de pneus usados, segundo a ETRMA, incluem: utilização de pneus usados na construção de misturas betuminosas aplicadas na pavimentação de estradas e a utilização de pneus usados em fornos de arco eléctrico como substituto de antracite.

Os fabricantes de pneus na Europa estão convictos que o mercado actualmente em maturação poderá ser ainda mais desenvolvido com a promoção de requisitos uniformes para a aplicação de materiais recuperados de pneus usados na produção de produtos, encontrando-se normas de momento a serem desenvolvidas por diversos organismos nacionais (AFNOR, BSI, DIN, …) e Europeus (CEN).

Os membros da ETRMA estão empenhados no compromisso de promoverem a sua estratégia para a gestão de pneus usados, assegurando o rastreio até à cadeia de fornecedores, de modo a encorajar o desenvolvimento e a aplicação de melhores técnicas para a reciclagem e a valorização de pneus usados na União Europeia.