A Valorpneu esteve presente, pela primeira vez, na 9.ª edição da Portugal Smart Cities Summit, que decorreu entre os dias 10 e 12 de outubro, na Feira Internacional de Lisboa.
Sendo o objetivo fundamental de uma Smart City a incorporação das áreas da mobilidade, das plataformas digitais e da sustentabilidade a fim de melhorar a vida dos cidadãos no mundo, a Valorpneu não podia deixar de estar presente e deixar o seu testemunho no âmbito dos pneus usados nesta feira que é um local de convergência e um marketplace físico de criação de oportunidades para o mercado nacional e internacional.
“Nunca viemos a um evento com estas características, mas achamos que era importante promover as diversas utilizações que podemos dar aos pneus usados, ao granulado de pneu”, explica Sara Duarte Silva, responsável de marketing e comunicação da Valorpneu, à revista Ambiente Magazine, media partner da iniciativa.
“Estivémos junto dos stakeholders, dos municípios, das pessoas que têm mais poder de decisão. E o balanço da nossa presença foi bastante positivo, tivémos muitas pessoas interessadas, inclusivé de outros países, que perguntaram como é que gerimos este sistema para o replicarem e o implementarem no futuro nos seus países. Isto, para nós, é um motivo de orgulho porque o fazemos há 20 anos e, sem dúvida, o sistema de gestão de pneus usados em Portugal é um case study em todo o mundo”, refere.

As aplicações dos pneus usados são muitas, sendo as mais comuns os pavimentos diversos, representando 47,0% do total dos destinos possíveis, seguido com 33,6% para os relvados sintéticos. No entanto, e essa é uma aposta contínua da Valorpneu, o destino destas aplicações não se esgota. Mais recentemente, o granulado de borracha de pneus usados tem sido muito utilizado na construção, em barreiras acústicas de autoestradas e até em obras de arte.
A presença da entidade gestora na Portugal Smart Cities Summit permitiu dar a conhecer muitas destas soluções e potenciá-las junto de autarquias, entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, instituições de ensino académico e científico empresas e startups tecnológicas.
Mais uma vez, a Valorpneu une-se a outras entidades e empresas para refletirem sobre o “Amanhã”, neste fórum sobre o futuro da organização das cidades no mundo.