A Valorpneu abriu concurso para seleção de novos Centros de Receção (CR) em cinco distritos – Bragança, Coimbra, Faro, Porto e Viana do Castelo, para reforçar ou mesmo substituir a rede atual. Durante o mês de julho recebeu candidaturas dos interessados em integrar a rede de recolha de pneus usados e em setembro foram realizadas as vistorias.
No mês de dezembro entrarão em funcionamento dois novos Centro de Receção que em 2021 substituirão a ALGAR no Algarve: Ambigroup Resíduos, S.A. em Faro e a Renascimento – Gestão e Reciclagem de Resíduos, Lda. em Algoz. O distrito de Bragança também contará em breve com novo Centro de Receção que substituirá a Mirapapel em Mirandela.
No distrito de Coimbra já abriu portas mais um Centro de Receção, a Valorizarpneu – Recolha e Triagem de pneus. Lda., em Condeixa-a-Nova, assim como sucederá no distrito de Viana do Castelo em novembro com a Reciclomais – Gestão de Resíduos, Lda..
O distrito do Porto terá também em breve a rede de recolha de pneus usados reforçada com três novos centros.

Esta decisão da Valorpneu em reforçar a rede de CR em Portugal Continental, tem como base os resultados de um estudo promovido pela entidade gestora, resultante da iniciativa “Circuito de Portugal”, que decorreu durante o ano passado. De relembrar que este estudo revelou que embora 94% dos detentores de pneus usados se considerem satisfeitos ou plenamente satisfeitos com o sistema, como principal necessidade, a maioria identificou um aumento no número de centros de receção. Ainda que esta lacuna já tivesse sido identificada pela Valorpneu, perante os resultados do estudo a entidade gestora realizou uma análise detalhada à geração de pneus usados por distrito e à respetiva capacidade de armazenagem contratada nos diversos concelhos, de modo a identificar carências e prevenir zonas com potencial risco. Nesse sentido, foram ajustados os “Critérios de Seleção de Centros de Receção de Pneus Usados” e foi lançado um concurso para reforço da rede de recolha Valorpneu, durante o verão de 2020. Os resultados, validados por uma entidade independente, já são conhecidos, com a integração no sistema de mais oitos novos CR.
Desta forma, a Valorpneu consegue responder de forma mais eficiente às necessidades dos detentores de pneus usados destes distritos, que assim têm à sua disposição locais seguros e acreditados para depositar os seus pneus e dar-lhes o destino adequado, seja através da preparação para reutilização, reciclagem ou valorização energética, por forma a contribuir para a economia circular.
Atualmente, a rede de recolha da Valorpneu é constituída por 40 Centros de Receção no Continente, oito Centros de Receção na R. A. dos Açores e um Centro de Receção na R. A. da Madeira.