Diz-se que praticamente já não existem carcaças velhas de pneus abandonadas nas estradas de Portugal.
Diz-se que os pneus recauchutados têm um desempenho semelhante aos pneus novos.
Diz-se que grande parte dos pneus em fim de vida estão a ser reintroduzidos no ciclo económico gerando novos produtos.
Diz-se que a sustentabilidade do sector dos pneus novos e usados está a crescer exponencialmente, sendo uma referência a nível mundial.
E sabe quem está por trás de tudo isto? A Valorpneu, claro.

A Valorpneu comemora este ano o seu 20º Aniversário, e também por isso está de parabéns.

Desde o início da sua atividade, em 2002, a entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados em Portugal (SGPU) tem permitido, através de uma rede de operadores que recolhem, recuperam e reciclam os pneus em fim de vida, que estes ganhem uma nova vida, quer como pneus recauchutados, quer através da sua transformação nos materiais que o compõem, nomeadamente pó e granulado de borracha, aço e têxtil, servindo como matéria-prima para outras indústrias e voltando a entrar no ciclo económico tantas vezes quanto possível. Pode mesmo afirmar-se que a economia circular, um tema que está na agenda da política nacional e internacional, potenciando um desenvolvimento económico mais sustentável, está no ADN da Valorpneu.

Até final do ano de 2021, a Valorpneu recolheu no âmbito do SGPU um total de 1.622.529 toneladas (ton.) de pneus que correspondem, mais ou menos a 145 M de pneus. Destes pneus, 1.570.294 toneladas foram geradas anualmente nesse período e 52.235 toneladas já existiam em ‘stock’ antes da entrada em funcionamento do SGPU, em diversos locais espalhados pelo país, e foram integrados e tratados pela Valorpneu.

Das 1.570.294 ton. de pneus gerados, 269.930 ton. (17.2%) foram enviadas para recauchutagem, 16.068 ton. (1%) para reutilização, 844.632 ton. (53.8%) para reciclagem, 432.715 ton. (27.6%) enviados para valorização energética e 6.949 ton. (0.4%) para outros destinos, nomeadamente aterro, destino que ocorreu para os pneus de grandes dimensões apenas até meados de 2005.

A nível da aplicação do granulado de borracha derivado do processo de reciclagem, ao longo destes 20 anos, os relvados sintéticos (41.7%) têm sido o destino prioritário, seguido de pavimentos diversos (41%), indústria da borracha (5.5%), indústria de isolamentos (5.3%), misturas betuminosas com borracha utilizadas nas vias rodoviárias e aeroportuárias (2.6%), pisos de hipismo (0.9%) e outros (2.9%).

A terceira licença da Valorpneu teve início em 2018 e terminaria no final de 2021, mas foi prorrogada até 31 de dezembro de 2022, por Despacho dos Gabinetes do Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor e da Secretária de Estado do Ambiente.

Até à data, a entidade gestora, tem sido um ‘case study’ para a organização de outros sistemas de gestão de pneus usados, a nível internacional, alcançando, e muitas vezes excedendo, as metas definidas na sua licença.

Mesmo nestes últimos dois anos em que vivemos num contexto adverso, devido à pandemia que assolou o mundo, a Valorpneu continuou a sua atividade e prestou um apoio incondicional a todos os seus parceiros. Climénia Silva refere que: “2021 foi um ano de recuperação, com um contexto pandémico mais controlado, um mercado com forte crescimento, mudanças legislativas profundas com impacto na atividade do SGPU, novos critérios, normas e regras a publicar, forte aposta na prevenção, I&D e inovação e reforço da equipa da Valorpneu.”

Ao longo destes anos, a Valorpneu tem promovido várias ações junto da comunidade, inseridas no plano de Prevenção, de Sensibilização, Comunicação e Educação.  Estas iniciativas tiveram três objetivos essenciais, nomeadamente, o aumento da eficácia e da eficiência na gestão do SGPU, o incentivo à reconstrução, utilização sustentável e promoção de boas práticas para correto uso e manutenção dos pneus e ainda a promoção da recauchutagem, valorização e aplicações diversas dos pneus usados.

A Valorpneu tem atualmente contratados 52 centros de receção, dos quais 43 no Continente, 1 na Madeira e 8 nos Açores.

Ao longo das suas duas décadas de atividade, a Valorpneu tem investido em programas de investigação e inovação para o desenvolvimento de novas tecnologias e de novas soluções para os materiais derivados dos pneus em fim de vida, potenciando o desenvolvimento deste sector.

Desde o início da sua atividade até ao momento, a Valorpneu já investiu aproximadamente 1.7 milhões de euros em I&D, de onde se destacam os Prémios Inovação Valorpneu, oPrémio InovAção e, mais recentemente, o Projeto NextLap, que vai este ano ter a sua segunda edição. Este é um projeto de inovação, realizado em parceria com a consultora Beta-i, especializada na área, e que procura soluções em larga escala proveniente da reciclagem de pneus em fim de vida, prontas para o mercado, colocando “frente a frente” inovadores, a indústria e ‘experts’. Continuamos assim a contribuir para um futuro mais sustentável.

Atenta às transformações que estão a ocorrer no mundo a nível da nova mobilidade, das evoluções tecnológicas e das novas tendências que vão influenciar também o sector dos pneus, a Valorpneu está a reinventar-se para acompanhar estas transformações.

A Valorpneu tem sido um elemento dinamizador para o desenvolvimento de novas soluções para os destinos a dar aos pneus em fim de vida. Porque não basta falar em economia circular para que tal suceda, é necessário dar passos nesse sentido e a Valorpneu é um exemplo nessa matéria.

E tudo isto “Porque existe Amanhã”!