No âmbito das suas ações de comunicação, a Valorpneu patrocinou recentemente mais uma iniciativa – a 9ª edição da Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão – onde um dos focos foi a sensibilização para a reutilização dos pneus usados.
O evento, organizado pela Associação Caixa de Imagens, teve como palco principal a cidade de Famalicão. A organização propôs que os participantes explorassem os temas que foram apresentados ao longo do dia 18 de setembro, indo à descoberta de Vila Nova de Famalicão, das suas gentes, raízes, património, cultura, ambiente e desporto.
A Valorpneu associou-se a este evento de fotografia, para que fosse desenvolvida a temática “A Vida do Pneu”, o que acabou por ser uma ideia feliz, tendo em conta os trabalhos apresentados nesta temática. Foram recolhidas imagens relacionadas com o uso dos pneus e com o âmbito de ação da Valorpneu.
Numa breve intervenção, Fernando Pinto da Fonseca, presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa dos Industriais da Borracha (APIB) e em representação da Valorpneu, transmitiu a importância dos pneus na segurança de todos, quando circulamos na estrada, destacando o papel fulcral da Valorpneu na reciclagem dos pneus em fim de vida e na preservação ambiental, evitando que os pneus, depois do seu tempo de vida útil, acabem por se tornar prejudiciais para o meio ambiente.

As fotografias foram submetidas a avaliação e a cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 13 de novembro de 2021, no Auditório da Casa do Território.
Nesta edição foram atribuídos prémios ao primeiro, segundo e terceiro vencedor, tendo por base critérios de qualidade técnica, criatividade, consistência do conjunto e coerência.
Ainda nesta 9ª edição da Maratona Fotográfica de Vila Nova de Famalicão, foram atribuídos três prémios especiais na temática “A Vida do Pneu”, distinguindo os trabalhos que apresentaram maior originalidade e que melhor promoveram o pneu para além da sua mera visão como produto.
Este evento permitiu reunir os amantes da fotografia e desafiá-los a capturarem, pela primeira vez, através da objetiva das suas máquinas fotográficas, as mais desconhecidas facetas de um pneu.