A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável produziu um podcast no seu site institucional, intitulado “Zona Zero”, que teve como convidado Rui Berkemeier.
Neste episódio falou-se sobre o automóvel e a economia circular, numa perspetiva da gestão dos resíduos que este meio de transporte gera. Qual o potencial de reutilização e reciclagem de alguns destes componentes? Qual o destino final a dar a alguns deles? Como funciona o mercado das peças retiradas dos veículos em fim de vida?. Estas foram algumas das questões esclarecidas ao longo do podcast.
A propósito deste tema, a ZERO lançou no ano passado a campanha Resiauto, dirigida a condutores e empresas, e que se foca na boa gestão dos automóveis, tratando temas como a prevenção da sua produção, passando pela reutilização/reciclagem ou tratamento de diversos componentes, incluindo os pneus, abordando a gestão do veículo quando chega ao seu fim de vida.

Veja o podcast em:

Episódio #25 – Como podemos melhorar a integração do automóvel na economia circular em Portugal? – Associação Sistema Terrestre Sustentável (zero.ong)