O 10º Encontro Anual da Rede da Valorpneu decorreu entre os dias 16 e 17 de Outubro, em Vila Nova de Gaia, no Hotel The Yeatman, junto ao rio Douro, sob o lema “10 anos a contruir o futuro”. Como é habitual foram reunidos todos os parceiros da Valorpneu, quer Pontos de Recolha, Transportadores, Valorizadores, quer outras entidades que directa ou indirectamente se relacionam com o sistema integrado de gestão de pneus usados.

Durante o evento foi divulgado e atribuído o Prémio Inovação Valorpeu 2012, o qual já vai na sua 4ª edição (foi lançado no Encontro de 2008), e que tem como objectivo desenvolver novas ideias e soluções para o destino sustentável dos pneus usados em Portugal. De igual forma, e à semelhança do que tem acontecido em encontros anteriores, foram divulgadas as mais recentes evoluções ocorridas no sistema, bem como as previsões para a conclusão do ano de 2012 e um balanço dos dez anos de existência da Valorpneu 2002-2012.

Foi igualmente entregue o Prémio Desempenho de Ponto de Recolha, atribuído pelo quinto ano consecutivo, que este ano coube à empresa Metais Jaime Dias, SA, localizada na Trofa . Esta escolha foi feita com base em critérios pré-definidos e no desempenho obtido no período correspondente ao 2.º semestre de 2011 e ao 1.º semestre de 2012. Os resultados foram validados pela empresa de auditoria Ernest & Young.

Este evento marca a diferença pela sua responsabilidade climática, uma vez que é carbonfree – livre de emissões de carbono. As emissões de gases com efeito de estufa produzidos com a realização do evento foram compensadas através de créditos de carbono certificados pelas Nações Unidas no âmbito do Protocolo de Quioto. Para além desta iniciativa, foi igualmente organizado um concurso para os participantes se poderem habilitar a um cabaz de prendas recicladas a partir de pneus usados.

No primeiro dia do Encontro, os participantes tiveram a oportunidade de fazer um passeio de barco pelo rio Douro, sendo seguido de jantar nas caves Taylor´s. No segundo dia, da parte da manhã, teve lugar a sessão de trabalho com várias intervenções, as quais podem ser consultadas abaixo.