Durante dois dias, o Hotel Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, em Óbidos, foi palco do 13.º Encontro da Rede, que reuniu todos os parceiros da Valorpneu, quer Pontos de Recolha, Transportadores, Valorizadores, quer outras entidades que direta ou indiretamente se relacionam com o Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU).

A aprovação do projeto da licença da Valorpneu foi, uma vez mais, um dos temas que esteve em cima da mesa neste Encontro. Depois de destacar o bom desempenho da Valorpneu e o seu privilegiado posicionamento no contexto internacional, Ana Sofia Vaz, Chefe de Divisão de Fluxos Específicos e do Mercado de Resíduos da APA, deixou a esperança de concessão desta licença num futuro próximo, “com novos paradigmas e novos desafios”, acrescentou Inês Diogo, Vogal do Conselho Diretivo da APA.

Climénia Silva, Diretora Geral da Valorpneu, falou da atividade da Valorpneu durante o ano de 2015, referindo que o foco centrou-se em continuar a progredir na qualidade do serviço, nomeadamente, nos estudos de avaliação do grau de satisfação dos serviços do SGPU e da Valorpneu, na faturação eletrónica aos produtores, nas ações no âmbito das operação e da relação com produtores de pneus e em melhorias informáticas internas.

A apresentação dos resultados do estudo de “Avaliação do Grau de Satisfação dos Serviços do SGPU e da Valorpneu”, elaborado pelo consórcio Avanza Consulting e Leadership Business Consulting, foi outro dos pontos altos deste Encontro. O estudo revelou que a média de satisfação global de funcionamento do SGPU é muito satisfatória, sendo que as avaliações mais altas foram dadas pelos Valorizadores Energéticos/Recicladores/Fragmentador e as avaliações mais baixas pelos Produtores e Detentores de Pneus Usados. A avaliação da satisfação global com a Valorpneu foi igualmente muito positiva, tendo sido a nota mais alta dada pelos Transportadores e a nota mais baixa pelos Detentores de Pneus Usados.

Com o lema “Um por Todos, Todos por um Ambiente Melhor”, a Valorpneu juntou-se este ano à “Campanha Bosques dos Sonhos”, promovida pelas Associações Plantar uma Árvore e Terras dos Sonhos. Esta campanha tem como objetivos compensar as emissões associadas ao encontro com a plantação de 1000 árvores autóctones na Tapada de Mafra e realizar o sonho de uma criança ou jovem institucionalizado ou doente.

Para além da sessão de trabalho, todos os intervenientes e convidados tiveram oportunidade de desfrutar de um passeio pela zona Oeste do país, com uma visita de comboio ao Buddha Eden e uma prova de vinhos na Quinta do Sanguinhal. A noite terminou com um jantar no Clubhouse do hotel com a animação de Salvador Martinha.

Galeria de fotos – ver aqui.

Downloads