Após várias inserções no mundo da arte durante o ano de 2022, como a parceria com o artista plástico português Artur Bordalo, conhecido por Bordalo II, que recorreu a cerca 1000 pneus usados para a produção de uma enorme escultura em forma de panda (exposição “EVILUTION”), ou com a exposição “Retroativar”, com curadoria de Loreta Castro Reguera e José Pablo Ambrosi, inserida na Trienal de Arquitetura de Lisboa, no MAAT, a Valorpneu apostou este ano numa outra área da cultura. Em 2023, a entidade gestora de pneus usados em Portugal pretende aproximar-se de um público ligado à arquitetura e construção, com o intuito de potenciar o uso dos pneus usados como material de construção, mobiliário ou até fazendo parte da estrutura de uma casa.
O palco desta nova ação da Valorpneu foi a “Open House Lisboa”, que decorreu nos dias 13 e 14 de maio em 73 espaços em Lisboa, que incluem desde espaços históricos a apartamentos modernos de ateliês portugueses, espaços privados que habitualmente não podem ser visitados, num programa de visitas, passeios, atividades sensoriais, jogos em família e eventos plus, com acesso gratuito.
Cada edição celebra uma renovada seleção de espaços privados ou públicos, contemporâneos ou históricos. Com curadoria do ateliê Embaixada, a “Open House 2023” teve como tema “Matérias do Tempo”. O evento leva os visitantes a questionarem a permanência dos edifícios, a sua vivência e a inexistência dos mesmos. A novidade foi a possibilidade de visitar não só os edifícios, que estão sempre lá, mas também espaços em diferentes tempos do ciclo de produção: o vazio, a construção, o edifício e o depois dos edifícios ou ruínas.
O objetivo nesta abordagem foi lançar a discussão e a tomada de consciência de que existem demasiados espaços em ruínas, sem utilização. E é aqui que entre a Valorpneu. Tal como estes espaços, existem ainda muitos pneus que ao chegarem ao fim do seu ciclo de vida útil não são devidamente reintegrados na economia.

Neste âmbito, a Valorpneu esteve presente nestes dois dias com várias iniciativas e construções feitas com pneus usados para mostrar ao público as diversas aplicações possíveis tanto dos pneus usados como das suas componentes, como o granulado de borracha. Ao sentarem-se nos vários bancos de pneu, os visitantes puderam através de um QR Code visualizar a campanha do granulado de borracha promovida pela Valorpneu (https://www.valorpneu.pt/granuladodeborracha/).

Saiba mais sobre este evento em: Open House Lisboa (trienaldelisboa.com)